Logo Instituto Barrichello Kanaan
Página inicial > Lista de notícias > Princípios do Esporte Educacional Norteiam as Oficinas de Skate IBKart
25/05/2016

Princípios do Esporte Educacional Norteiam as Oficinas de Skate IBKart


Crianças compartilham aprendizados e valores durante as práticas. A cada Oficina, elas constroem, coletivamente, um ambiente de convívio saudável, divertido e desafiador.


Os encontros são mediados por dois educadores físicos especialistas na modalidade para a qual elaboram as práticas. Estas têm o intuito de estimular a autonomia da criança, valores humanos como confiança, respeito, cooperação, persistência, responsabilidade e outros aspectos que permeiam o meio esportivo e educacional.


Fazendo uma leitura conceitual da foto, é possível identificar alguns princípios, como a autonomia dos educandos no momento em que decidiram realizar tal tarefa (descer “aquela”  rampa em “conjunto”). Simultaneamente a isso, a confiança e a responsabilidade pelo próximo se estabelecem entre os educandos para que a tarefa seja realizada. A persistência e o desafio deixaram de ser algo individual e passaram a pertencer à “dupla”.  Ao fundo da foto, é possível perceber como o restante do grupo consegue se organizar no espaço, revelando a participação de todos e o respeito entre eles (cada um tem o seu momento de utilizar a pista e a ordem do uso é, normalmente, respeitada).


As atividades são desenvolvidas nas estruturas físicas do parceiro local, na quadra poliesportiva e na pista de skate. Há, também, o uso de materiais reutilizáveis como “shapes” (prancha do skate) e capacetes velhos, tábuas de madeira, cilindros de ferro e canos de PVC, além dos materiais pedagógicos como cones, corda, papel, lápis, etc.


Brincadeiras populares como pega pega, mãe da rua, amarelinha, corrida; e aquelas não convencionais (desenvolvidas pelos educadores) também fazem parte das Oficinas e extrapolam a técnica específica e o caráter individual da modalidade.


Há, também, os conteúdos específicos do skate que podem/devem ser aproveitados para trabalhar a interdisciplinaridade. Esse tema será o assunto da próxima matéria relacionada às Oficinas de Skate IBKart.


Participam do Projeto, 89 crianças. Destas,52 meninos e 37 meninas com idades entre 06 e 15 anos. Os encontros acontecem uma vez por semana com uma hora de duração para cada Oficina.  Há, no total, oito turmas. 

Mais Noticias