Logo Instituto Barrichello Kanaan
Página inicial > Lista de notícias > SKATE NA ESCOLA
20/05/2016

SKATE NA ESCOLA

Oficinas de Skate do Projeto IBKart estimulam a autonomia dos educandos do Projeto Âncora, parceiro local.


Além do desenvolvimento das técnicas específicas da modalidade, as crianças também são incentivadas a praticar ações voltadas para o desenvolvimento humano. Como: valorizando um ambiente seguro e limpo, sendo responsáveis pela limpeza do espaço (pista de skate); zelando pela segurança de si mesmo e do próximo; cuidando dos materiais e dos espaços; criando sua própria prática, etc. Agora, sob um olhar interno, as Oficinas ajudam o educando a: reconhecer-se perante o grupo; lidar com as emoções; descobrir seus próprios limites e potencialidades; estabelecer relações de confiança e respeito consigo mesmo e com o próximo; entre outras.


A fotografia ilustra um momento da Oficina em que os participantes solicitaram o apoio e consentimento dos educadores para experimentarem uma sensação pouco comum no dia a dia do skatista: descer um barranco de grama com seu skate.


“Não foi tão simples concordar com a proposta dos educandos, mas havia uma possibilidade de tudo acontecer da melhor maneira possível: a descida sem acidentes. Foi necessário uma dose de confiança no trabalho desenvolvido e, também nas crianças que queriam realizar tal ação”, comenta o educador responsável.  Tudo ocorreu bem, outras descidas foram feitas, mais laços de confiança foram formados e novas emoções vivenciadas através do skate.


Contudo, pode-se afirmar que este é um meio pelo qual o indivíduo toma as rédeas da sua vida, mesmo que seja por alguns instantes?    


Qualquer educando acima de 5 anos que esteja matriculado na escola, pode se inscrever nas Oficinas, salvo autorização dos pais. Os encontros acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora cada encontro, na quadra poliesportiva do ginásio ou na pista de skate, ambos existentes dentro da escola. Atualmente, as Oficinas de Skate atendem um total de 100 crianças com idades entre 6 e 15 anos.  

Mais Noticias